quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cãibras ou câimbras

Bom dia meus queridos!

Essa noite tive uma cãibra terrível. Quando pisei no chão de manhã até manquei um pouco. Doeu bastante. Tinha muito tempo que não tinha uma dessas viu... talvez foi por causa da hiper faxina que eu fiz na minha casa ontem, mais lavar roupa e limpar alguns calçados.
Oh vida de cão gente!



Então, como não devo ser a única a sentir isso, vamos dividir o conhecimento.


"As cãibras ou câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.
Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalisada por enzimas.
A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular."

Prevenindo esse incomodo:
A cãibra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilhagrão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.
São necessárias boas condições de oxigenação para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam a cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares. 

Bom dia pessoal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário